HOA celebra mais uma formatura dos residentes em oftalmologia
Seguir em frente com coragem, determinação e amor, tratando dos olhos, aliviando o coração e curando a alma dos que buscarem por ajuda, foi a dica que o presidente do hospital deixou para a quinta turma de residentes em oftalmologia
Por: Mariana Lourenço
Na noite do dia 24 de fevereiro de 2022, o Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA) realizou no auditório da instituição a quinta formatura dos residentes em oftalmologia. Ainda seguindo todos os protocolos de segurança devido à COVID-19, os agora especialistas em oftalmologia, puderam desfrutar de uma noite na qual os familiares, diretores do hospital e todo o corpo médico reconheceram a resiliência e a competência dos residentes que enfim, concluíram parte de uma gloriosa jornada.
Para o fundador do HOA, Dr. Augusto Pereira, a cerimônia representa o reconhecimento de um processo de evolução contínua. “Queridos formandos, sinto muito orgulho de vocês! Eu os observei, muitas vezes de longe e percebi que apesar da angustiosa pressão, natural em um curso tão difícil, nunca faltou a alegria, solidariedade, ternura, humildade e competência para adquirir conhecimento médico e sobretudo evoluir espiritualmente. Sabemos que o processo de aprendizado serviu para que vocês se tornassem grandes profissionais”.
Dr. Augusto reconhece que apesar de sermos seres humanos imperfeitos, os médicos como todas as pessoas, estamos no caminho da perfeição. “Somos todos irmanados pelo pavor de errar no processo de cuidar dos olhos das pessoas que nos procuram. Me lembro de quando comecei em 1990, aqui em Anápolis, e me sentia assombrado pelo medo de errar. O tempo passou, tive a oportunidade de viver uma experiência bendita na carreira, que me chancela dizer que a mesma determinação que trouxe vocês até aqui vai ampará-los de maneira que o calor do conhecimento e da experiência vai substituir lenta e totalmente esse frio na barriga”.
Durante a jornada daqui pra frente os agora médicos oftalmologistas verão que os principais pacientes serão eles mesmos. “No decorrer do tempo eles vão perceber que a alma vai ficando mais leve, porque eles vão ficando mais perto de Deus. O trabalho recomeça dia, após dia, a nossa responsabilidade só aumenta no decorrer do tempo. Mas estamos preparados para evoluir dentro do processo profissional”, afirmou Dr. Augusto.
Dra. Raiane Cristina Ferreira Castro ressalta que a residência assim como todos os rituais que marcam a história de vida de um ser humano, simboliza a transição de uma fase muito importante vida acadêmica, profissional e pessoal. “Foram três anos de muita dedicação que vão fazer parte da nossa história. A rotina do nosso trabalho dentro do HOA nos transformou como pessoas e como médicos, foi um processo de transição e evolução incrível, que nos amadureceu espiritual e profissionalmente”.
Dr. Fernando Augusto de Melo Alves disse que o HOA é a melhor “Universidade” que um residente pode escolher para aprender e concluir uma jornada acadêmica. “Aprendi muito, aprendi como pessoa e como médico. Sou grato pela oportunidade de concluir mais uma etapa na minha vida profissional e ter o HOA como referência, como parte do meu processo de construção e evolução profissional.”
A oradora da quinta turma, Dra. Daniela Schroff ressaltou parte de todos os dias vivenciados pelos três residentes dentro do HOA durante sua oratória. “É um fechamento de um ciclo muito importante. Passamos por muitas dificuldades dentro do processo como residentes. Mas crescemos, nos tornamos resilientes. E toda dificuldade, dúvida, dor, incerteza, valeu a pena. Evoluímos. Conseguimos o nosso título de especialistas em oftalmologia. O processo de residência médica é desafiador, os plantões nos fazem entender o tamanho do compromisso e da competência que temos que ter. É estimulante, amadurecemos em vários aspetos, somos gratos pela oportunidade de sermos residentes dentro de um Hospital que é referência na área que escolhemos. Foi tudo válido.”
Participaram da cerimônia compondo a mesa diretora a coordenadora da residência médica do HOA, Dra. Caroline Alencar, o chefe do serviço de estrabismo Dr. André Pena Corrêa Bittencourt, a coordenadora da disciplina de córnea, Dra. Adriana de Almeida, o chefe das disciplinas de retina, vítreo e visão subnormal, Dr. Vinícius Stival Veneziano Sobrinho e a Diretora Administrativa do HOA, Dra. Jacqueline Pereira.