Lentes de contato para tratamento
Através de uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente é possível descobrir a lente de contato mais indicada para cada problema.
Por: Mariana Lourenço
As lentes de contato terapêuticas são úteis para o tratamento de uma série de doenças da superfície ocular. Suas principais finalidades são: reduzir a dor; proteger a córnea; facilitar e manter a cicatrização epitelial; restaurar a câmara anterior e liberar medicamentos na superfície ocular.
As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas óticos. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Em alguns casos específicos, o uso de lentes de contato apresenta resultados mais eficientes do que o uso de óculos.
No mercado existem inúmeras opções como: lentes de contato gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes de contato rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcarbonadas, híbridas, flexíveis, etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista.
O Dr. André Pena atende no Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA), ele lembra que somente após a consulta e a realização de exames específicos o oftalmologista pode oferecer aos pacientes opções para a escolha das lentes, pois, isso é feito de acordo com a necessidade individual.
“Nosso trabalho inclui avaliação, adaptação, seleção, pedido de lentes de contato e acompanhamento visando a saúde ocular, segurança e satisfação dos nossos pacientes. É importante ressaltar que somente os dados para receita de óculos não são suficientes para adaptação das lentes. E que lentes com as mesmas especificações, porém de fabricantes diferentes, podem ter resultados diversos de acordo com o seu padrão de confecção”, comenta ele.
Além de usufruir de uma excelente qualidade visual com a lente de contato indicada, aqui no HOA o paciente recebe um atendimento completo em nosso espaço integrado da Central de Lente de Contatos.
Saiba mais
O Dr. André comenta que as lentes de contato também tiveram grande evolução, sempre com o intuito de melhorar a qualidade e conforto visual para os pacientes que desejam substituir os óculos, para os que ainda não têm indicação cirúrgica e também para os casos onde o uso delas é a melhor opção de tratamento e correção visual.
Historicamente, os primeiros estudos com um tipo rudimentar de lente de contato datam de 1636, por René Descartes, e uma descrição mais definitiva foi publicada entre 1827 e 1845 pelo astrônomo inglês John Frederick Herschell.
No início da década de 1960, surgia o material hidroxietilmetacrilato polimerizado, iniciando então a era das lentes gelatinosas. Na década de 1970, foi possível desenvolver as lentes rígidas gás-permeáveis com alta permeabilidade ao oxigênio, respeitando assim a fisiologia da córnea.
Segundo Dr. André, atualmente, dispomos de uma vasta diversidade de modelos de lentes de contato que variam conforme o material de fabricação, tipo de descarte e, principalmente, a indicação clínica de cada paciente. “Dentre as adaptações mais conhecidas, estão as lentes para correção de miopia, hipermetropia e astigmatismo”, afirma.
O oftalmologista do HOA explica que dentre as lentes mais modernas e que são diferenciais em relação a conforto estão as lentes esclerais, que são fabricadas com materiais de alta oxigenação e com diâmetro maior do que as lentes rígidas convencionais, cobrindo a córnea e apoiando-se na esclera (parte branca do olho). O que faz com que o paciente não perceba o movimento da lente, proporcionando maior conforto, boa adaptação e recuperação visual.
“Essas lentes são indicadas em córneas irregulares, como no caso do ceratocone, outras ectasias (deformidades) corneanas, córneas que já passaram por cirurgia, como a refrativa, e pós-transplante de córnea. Também são bem indicadas para atletas que dependem da correção óptica e precisam de maior estabilidade de visão do que a oferecida pelas lentes convencionais”.
Para as pessoas que estão vivenciando a presbiopia, ou seja, a dificuldade de visão para perto, Dr. André diz que existem as lentes de contato multifocais, que permitem mais liberdade nas atividades do dia a dia, sem a dependência do uso dos óculos.
Durante a consulta com o oftalmologista e após realizada a avaliação completa, o médico tem condições de indicar e realizar a adaptação da lente de contato que corrija a visão do paciente, respeitando suas características individuais, necessidades e estilo de vida.
No HOA você encontra oftalmologistas especialistas nesta área, além de equipamentos modernos, com alto nível de precisão para alcançar resultados de extrema eficácia. Além disso, se houver dúvidas quanto ao manuseio e/ou manutenção ou queixas oculares o paciente poderá entrar em contato com nossa equipe a qualquer momento para esclarecimentos e orientações.
Agende sua consulta pelo WhatsApp: (62) 3310-5600 e 3310-5640.