Grand Round: Médicos do HOA realizam estudos de casos clínicos para aprimorar a prática e a rotina nos atendimentos dentro do hospital

O objetivo do Grand Round, que acontece uma vez ao mês durante todo o ano, é promover a interação multidisciplinar e ampliar o conhecimento prático entre os médicos residentes e os oftalmologistas do HOA.

Por Mariana Lourenço

O processo de aprendizagem pode ser definido de duas formas: a nata, como o ato de aprender a falar e andar, os quais precisam passar pelo processo de maturação física, psicológica e social; e a forma sintética, na qual os seres humanos adquirem novos conhecimentos, desenvolvem competências e mudam o comportamento, necessitando para isso de estímulos externos e internos.

O aprimoramento da prática médica de qualidade começa pelo reconhecimento da dúvida sobre qual procedimento diagnóstico ou terapêutico é mais eficiente para um determinado paciente. Que estratégia diagnóstica seria mais eficaz naquele momento? Qual a conduta terapêutica mais indicada considerando as variáveis potencialmente influentes? Quais as medidas preventivas para minimizar complicações?

Além destes, existem muitos outros questionamentos na rotina dos médicos que exigem um processo de aprendizagem que permita a participação ativa e autônoma deste na construção de seu conhecimento. Nesse contexto, segundo a oftalmologista do Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA), Dra. Adriana Almeida (CRM – 19192 | RQE – 12816) acredita-se que a utilização de avaliações construídas em formato de caso clínico, podem contribuir para melhorar e ampliar o conhecimento e aprimorar a habilidade do médico em tomar decisões diante das situações clínicas reais.

Estudo de caso clínico 

Na noite da última terça-feira, 12 de abril, a turma dos médicos residentes e os oftalmologistas do HOA realizaram mais um Grand Round, desta vez para analisar caso clínico de glaucoma e implante de iStent inject. A reunião on-line contou com a apresentação de caso clínico do Médico Residente Felipe Pereira Carneiro (CRM – 27447) e com a orientação do Oftalmologista Dr. Tiago Sena (CRM – 14784 | RQE – 12570).

Um caminho claro, um futuro brilhante

O HOA é um dos poucos Hospitais a oferecer um dos mais avançados e menor implante médico já utilizados no corpo humano – o iStent inject, dispositivo utilizado no tratamento de glaucoma. Autorizadas pela ANVISA, as cirurgias têm sido realizadas com sucesso desde 2021 no HOA trazendo mais segurança e qualidade de vida aos pacientes.

O iStent inject chega com a possibilidade de reduzir a pressão intraocular a partir de uma cirurgia rápida e segura, por meio do implante de um microdispositivo que facilita a saída de líquido do interior do olho e com o objetivo de controlar a pressão do olho”, explica o especialista em glaucoma do HOA, Dr. Tiago Sena.

O médico residente, Felipe Carneiro explicou durante a reunião que o implante do iStent inject é indicado para pacientes com glaucoma leve ou moderado. “Antes de colocar o dispositivo, o paciente precisa se submeter a alguns exames preventivos como gonioscopia para checar o ângulo ocular, a avaliação do campo visual e tomografia de coerência óptica da retina e do nervo óptico”, ressaltou o Dr. Felipe durante a sua apresentação no Grand Round.

Dr. Tiago lembrou que o procedimento também pode ser indicado aos pacientes que já foram submetidos a cirurgia de catarata e necessitam controlar melhor a sua pressão intraocular ou reduzir o risco de piora do Glaucoma.

Estudos científicos

O implante iStent inject provou sua eficácia após milhares de dispositivos implantados em todo o mundo e de numerosos estudos publicados, incluindo ensaios clínicos prospectivos e séries de casos clínicos.

Segundo o oftalmologista do HOA, Dr Tiago, o iStent inject também é sinônimo de segurança e o implante resulta em baixos índices de complicações publicadas que, além de menos frequentes, são leves e transitórias.

Segundo Dr. Tiago atualmente é a cirurgia com evidência científica mais publicada – o que justifica a sua indicação e seu uso. “Apesar do maior custo da cirurgia em relação a outras técnicas, a economia em longo prazo compensa o investimento devido a menor necessidade de visitas médicas, exames e da redução da necessidade de uso de colírios antiglaucomatosos, que têm custo elevado e trazem indesejáveis efeitos colaterais”.

Como o implante atua?

Dr. Felipe em sua apresentação do estudo de caso clínico explicou que o glaucoma é comumente associado ao aumento da pressão ocular. Para auxiliar e controlar esta pressão, o iStent inject cria dois desvios, ou aberturas, entre a parte frontal do olho e sua via natural de drenagem, restaurando a capacidade fisiológica do seu olho drenar o fluído.

Durante a cirurgia dois minúsculos dispositivos são suavemente inseridos no olho do paciente. Após a inserção o paciente não consegue ver ou sentir o mesmo, porém eles atuarão para auxiliar na redução da pressão ocular”, relata o residente.

Catarata

A novidade para quem não imagina é que o iStent inject pode ser feito associado com a cirurgia de catarata e fornecer vários benefícios.

Estudos clínicos e exemplos dados durante a reunião apontam que a maior parte dos pacientes mantiveram a pressão ocular saudável por anos após o procedimento.

Dr. Tiago ressaltou que diferente das medicações, que exigem doses regulares, o iStent inject é um dispositivo médico projetado para atuar continuamente. “Ele pode auxiliar a reduzir o número de medicações requeridas para o glaucoma e possui um excelente perfil geral de segurança, semelhante à cirurgia de catarata isolada. É uma oportunidade para o tratamento do glaucoma e da catarata ao mesmo tempo”, finalizou o oftalmologista Tiago Sena.