Campanha: vamos todos economizar
Apague a luz. Feche a torneira. Desligue o ar. Tenha seu próprio copo para beber água. Reduza o uso do papel toalha.
Por: Mariana Lourenço
Com o objetivo de combater o desperdício e otimizar a aplicação dos recursos, o Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA) pensou uma campanha de conscientização para economia de energia elétrica, água, copo descartável, tôner de impressora e papel. Em tempos em que economia é palavra de ordem, torna-se essencial que todos os integrantes de uma instituição contribuam para a diminuição de gastos, formando, inclusive, uma nova cultura, mais sustentável e consciente.
De acordo com a Diretoria do HOA a ideia é orientar os coladores para que adotem um novo comportamento, mais fiscalizador e econômico em relação aos bens institucionais pelos quais são responsáveis. “Estamos descentralizando o contingenciamento. Todos podem colaborar, pois um pouco que cada um fizer vai contribuir enormemente com a nossa causa. E o mais importante é que, com a conscientização, as ações se multipliquem e permaneçam”, afirma a Diretora administrativa do HOA, Jacqueline Pereira.
Entre os vários aspectos analisados, alguns recursos foram selecionados para dar ênfase à iniciativa, pois são fundamentais ao dia a dia do ambiente funcional: energia elétrica, ar-condicionado, água, copos plásticos e papel.
Segundo um ranking que mede o custo da energia para a indústria divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro(Firjan), o Brasil é o 6º país com a conta mais cara do mundo. O valor, de R$ 402,26 por MW/h, é 46% superior à média internacional. E isso é um absurdo em vários aspectos!
Portanto, sejamos sensatos, vamos cuidar e economizar o que está a nossa disposição em nosso ambiente de trabalho.
1. Desligar luzes e aparelhos eletrônicos ao final do dia
Vamos começar pela maneira mais simples de economizar energia, mas que muitas vezes passa despercebida na correria do dia a dia. Vamos apagar as luzes e desligar os aparelhos eletrônicos no final do dia.
Se possível, o ideal é que os aparelhos sejam retirados da tomada, principalmente quando se trata de períodos de inatividade mais longos ou em períodos chuvosos. Além de representar uma economia considerável no longo prazo, é uma medida de segurança para evitar possíveis curto-circuitos.
2. Colocar o computador para hibernar
Sabemos que o computador é um aparelho eletrônico à parte e que muitas vezes não é conveniente desligá-lo e ter que abrir tudo novamente para começar a trabalhar no dia seguinte. Por isso, a melhor solução é colocá-lo para hibernar.
Dessa forma, você consegue salvar seu trabalho, mantém todas as abas e páginas da internet abertas, mas o computador fica desligado. A reativação leva um pouco mais de tempo do que quando o colocamos no modo de suspensão, mas a economia de energia vale a pena.
Outro toque importante, no caso de um intervalo rápido, também vale a pena desligar ao menos o monitor.
3. Aproveitar a luz natural
Vamos aproveitar ao máximo a luz natural. Além do alívio na conta de luz no final do mês, a saúde e o bem-estar da força de trabalho também agradecem.
4. Otimizar o uso do ar-condicionado
Vivemos em um país tropical e o uso do ar-condicionado é, muitas vezes, inevitável.
No entanto, não é preciso simular o clima da Sibéria para deixar o ambiente de trabalho mais fresco. Se estiver muito quente do lado de fora, ligar o aparelho em menos de 20°C demandará muita energia para manter a diferença de temperatura entre o ambiente externo e o interno.
O mais recomendado é deixar o ar-condicionado em 23°C. Essa temperatura já é suficiente para refrescar o ambiente e é adequada para a maioria das pessoas.
5. Incentivar o uso das escadas
Estimular as pessoas a trocar os elevadores pelas escadas têm vários benefícios. Além da economia na conta de luz, essa sugestão ajuda a melhorar o condicionamento físico dos funcionários e ainda aumenta a disposição para outras tarefas cotidianas.
Quando o uso do elevador for imprescindível, a dica também é bastante simples. Peça que as pessoas apertem apenas o botão correspondente ao sentido para o qual desejam se deslocar. Isso fará com que apenas o elevador mais próximo seja acionado.
6. Valorize o seu papel
Evitar o desperdício de papel é uma das ações mais rápidas que podem ser feitas para cortar custos desnecessários nas empresas.
Geralmente, quanto maior for o número de funcionários, maior será o gasto com papel.
Ações inteligentes podem gerar uma economia de até 40% com papéis, tintas e peças das impressoras.
A capacidade de diminuir gastos com papel das empresas depende do equilíbrio entre pessoas e tecnologia. Quando há conscientização e bom senso, a tecnologia age a favor da empresa que, consequentemente, age a favor dos funcionários.
Isso forma uma espécie de ciclo virtuoso, em que uma atitude positiva gera outra, e assim sucessivamente.
Sem esquecer do nosso papel toalha, se você lava as mãos, para secá-las é necessário apenas três folhas e papel. Pense nisso! E seja você a mudança que você quer ver.