HOA apoia atleta de Jiu-jitsu para disputar campeonato na Itália
Lucas Caetano afirma estar tranquilo e confiante para chegar em Roma e trazer o título de campeão para Anápolis- GO.
Por: Mariana Lourenço
O Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA) entende que é importante incentivar o esporte e apoiar atletas como o atual Vice Campeão Brasileiro de Jiu Jitsu, Lucas Caetano. Nosso atleta HOA embarcou para Roma, na Itália, na quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022, para disputar o Campeonato Europeu de Jiu-Jitsu 2022 da IBJJF, que foi adicionado à lista de eventos esportivos de interesse nacional pelo Comitê Olímpico Italiano (CONI). Esse campeonato é o segundo maior da modalidade e acontecerá entre os dias 15 a 20 de fevereiro.
Caetano conta que acorda às 06 horas da manhã para treinar quatro horas diariamente, fora a atividade funcional e o treino na academia. A altura dele é de 1 metro e 72 centímetros, ele pesa 74 quilos e 800 gramas e vai competir na categoria leve, que teve 63 atletas inscritos. “Devo realizar de seis a sete lutas no primeiro dia que eu pisar no tatame e tenho seis minutos para finalizar a luta. O meu maior desafio é vencer a mim mesmo por que eu não gosto de vencer por pontuação, eu quero vencer por finalização”, comenta Lucas.
Nosso atleta HOA é nascido em Anápolis, tem 27 anos, passou oito anos servindo a Base Aérea, é filho da Dona Rosângela Ferreira e do Senhor Amarildo Donizete de Andrade, irmão do Luan, marido da Andressa e pai do Anthoniy e da Emanuelle.
Lucas é atleta de alto rendimento de Jiu Jitsu há quatro anos, e além da rotina diária dos treinos, ele recentemente abriu uma loja de artigos esportivos junto com seu irmão e cursa o quarto período de Educação Física pela UNIP como bolsista. Como se não fosse suficiente, ele também trabalha no plantão em um hospital de Anápolis como técnico de enfermagem.
Infelizmente a realidade no Brasil é que nossos atletas não conseguem contar com um patrocinador como o Hospital Oftalmológico de Anápolis. Caetano relata que antes de conseguir o patrocínio do HOA, ele realizou uma vaquinha on-line. “Graças ao HOA e ao apoio das pessoas que contribuíram na vaquinha eu vou embarcar para realizar esse sonho na Itália, de trazer um título inédito para a minha carreira e para Anápolis- GO. Além da passagem e do dinheiro que eu arrecadei para custear minha alimentação eu consegui hospedagem sem custo”, diz o atleta de Jiu Jitsu.
O objetivo de Lucas é ser Campeão Europeu e Campeão Brasileiro agora em 2022, ele conta que deseja disputar o Brasileiro em São Paulo, que acontece no mês de maio, o Mundial e o Sul-Americano. “Provavelmente eu devo me graduar nos próximos meses, vou trocar de faixa, pegar a roxa, além disso, eu treino para estar entre os melhores do Brasil e do Mundo”, afirma Caetano.