Prótese ocular é alternativa para perda da visão e melhora da estética
As lentes substituem os olhos ou parte deles em situações de lesões, cegueira e perda do globo ocular.
Por: Mariana Lourenço
Em geral, uma prótese ocular sob medida deve ser adaptada depois de que o oftalmologista realiza cirurgias específicas denominadas enucleação ou evisceração. A médica do Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA), Dr. Adriana Almeida explica que as próteses oculares são utilizadas em casos de lesões, traumas, inflamação e outras condições que levam à cegueira, perda total ou parcial do globo ocular e à aparência desfavorável, sendo assim, as próteses podem substituir os olhos ou parte deles, explica a oftalmologista.
Dra. Adriana também comenta que, embora sejam popularmente chamadas de “olhos de vidro”, as próteses oculares não são mais produzidas com vidro. “A prótese imita perfeitamente o globo ocular perdido por diversas causas. O objetivo principal de adaptação de prótese ocular é o cuidado psicológico de preservar a autoestima da criança ou adulto e devolver o convívio social na família e na sociedade. A função desse procedimento é devolver a estética e manter o tamanho normal das estruturas intra e extra orbitárias”, lembra Dra. Adriana.
Como é a adaptação?
Dra. acordo com a Dra. Adriana na adaptação de cada prótese ocular é realizada um delicado trabalho artesanal para alcançar a simetria palpebral e otimizar a estética final, levando em consideração os contornos e pregas palpebrais. Segundo a especialista, na parte interna, a prótese é similar ao contorno do implante ocular, maximizando assim a mobilidade da prótese ocular e tornando mais confortável o seu uso.
“A cor também é trabalhada artesanalmente, copiando os detalhes de cada parte do olho: a coroa pupilar, o estroma e o limbo. Aqui no HOA nós orientamos cada paciente para que possa colocar e retirar sua lente com facilidade e para saber como fazer sua limpeza e cuidado”, explica Dra. Adriana.
Além das questões estéticas, a oftalmologista do HAO afirma que a ausência do globo ocular causa atrofia da pálpebra, deixando o olho cada vez mais fechado. “Assim, o uso de prótese ocular faz com que a musculatura da pálpebra seja utilizada e o ato de piscar ocorra normalmente”, lembra a médica.
Como é colocada?
A especialista, conta que para fazer a colocação da prótese é realizado um procedimento chamado de evisceração. “Dessa forma, apenas o globo ocular é removido, preservando os músculos responsáveis pelos movimentos. Em seguida, é colocada uma lente de acrílico sobre a conjuntiva, o que possibilita a moldagem da área operada até que o paciente se adapte a prótese. Após o implante, a prótese é capaz de repor a forma e o volume do olho que foi removido. Como os músculos são conservados, é possível que o paciente consiga manter algum tipo de movimento no olho. Por essa razão, a prótese ocular proporciona um conforto estético maior ao paciente, através da melhora da aparência pós-operatória”, afirma.
Dra. Adriana ressalta que geralmente, depois da cirurgia ocular, o médico colocará uma lente denominada conformador ocular transparente, que ajudará a formar os fundos de saco, facilitando uma rápida cicatrização. “O tempo do pós-operatório dura de 5 a 6 semanas antes de iniciar a adaptação da prótese ocular para permitir uma correta cicatrização dos tecidos. Nesse lapso de tempo, se o paciente solicitar, é possível colocar uma prótese provisória para obter uma estética razoável, antes de adaptar a prótese definitiva sob medida, pintada à mão”, ressalta a médica.
A prótese ocular precisa de manutenção?
A oftalmologista explica que para o uso correto e para prolongar a vida útil, o paciente deve tomar alguns cuidados que serão recomendados pelo oftalmologista, de acordo com cada caso. “A manutenção básica consiste em limpar a prótese com produto específico, fazer revisões periódicas para polimento e efetuar a troca conforme o tempo estipulado pelo fabricante e pelo oftalmologista”, conclui.
O HOA é referência nesse tipo de procedimento, para saber mais sobre a colocação da prótese ocular e outros cuidados com a saúde dos olhos, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp: (62) 3310-5600 e 3310-5640.