Já pensou em viver sem óculos?
A Cirurgia Refrativa é o nome dado às cirurgias para corrigir miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. A visão nítida é resultado da focalização das imagens na retina, tão logo passem através dos meios transparentes do olho (córnea, aquoso, cristalino e vítreo) transformando-se em impulso nervoso que é, então, transmitido ao cérebro. Quando a imagem não é focalizada sobre a retina, a visão não é nítida, estabelecendo-se, assim, os diferentes erros de refração.
A Cirurgia Refrativa a laser é o procedimento cirúrgico para correção do “grau dos olhos” feita por meio de um equipamento chamado Excimer Laser. Este tipo de cirurgia à laser pode ser realizada através do modo PRK ou do LASIK, dependendo da indicação para cada paciente. O uso do laser torna a cirurgia rápida e com alto grau de precisão, permitindo o retorno em poucos dias às atividades sociais e profissionais. Aparelhos de última geração associada à experiência do oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa tornam esta cirurgia segura e eficaz.
Durante a cirurgia refrativa a movimentação do olho é monitorada por um sistema rastreador chamado Eye Traker, o qual faz com que o laser seja aplicado no local correto, mesmo quando ocorrem pequenos movimentos oculares involuntários. Antes de se submeter à cirurgia refrativa é necessário realizar um estudo completo do olho a ser operado com oftalmologista especialista em cirurgia refrativa: refração adequada, topografia e estudo de paquimetria da córnea, mapas paquimétricos e de superficial anterior e posterior da córnea, avaliação do cristalino, estado da retina, pressão intra-ocular, entre outros. Alguns critérios devem ser respeitados para a indicação da cirurgia refrativa, como o exame do grau dos olhos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) estável por pelo menos 1 ano; idade mínima de 21 anos; interrupção do uso de lentes de contato gelatinosa por pelo menos 1 semana e se forem rígidas por um mês; não estar grávida ou em fase de amamentação, e outros critérios técnicos que devem ser avaliados e discutidos com o oftalmologista.
Portanto, para realização da cirurgia refrativa, um cuidadoso exame deve ser realizado pelo oftalmologista especialista em Cirurgia Refrativa e as devidas orientações e dúvidas esclarecidas.