7 de maio: dia do oftalmologista

É fácil enxergar a importância do profissional que faz você ver o lado bom da vida.

Por: Mariana Lourenço

Na manhã desta sexta-feira, 6 de maio, a direção do Hospital Oftalmológico de Anápolis (HOA) em parceria com a Genom Oftalmologia reuniu os médicos oftalmologias para um café da manhã e para homenagear esses profissionais que são responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e lesões ligadas ao sistema ocular.

Instituída apenas em 1986 pelo ministro da Saúde Seijo Tsuzuki, a data da celebração ao oftalmologista foi escolhida baseada na fundação da Sociedade de Oftalmologia de São Paulo, que foi inaugurada no dia 7 de maio de 1930.

Oftalmologia

A origem da oftalmologia remonta aos antigos egípcios. Mas a prática clínica começou com os gregos. Hipócrates e seus alunos estudaram as doenças oculares minuciosamente. No entanto, o verdadeiro surgimento da profissão só ocorreu em 1850, com o médico e físico alemão Hermann Ferdinand Ludwig Von Helmholtz.

Ele apresentou à comunidade científica o oftalmoscópio, que permite examinar o interior do globo ocular. O aparelho foi fundamental para o avanço da especialidade.

A oftalmologia é considerada a primeira das especialidades médicas. Hoje, está dividida em muitas sub-especialidades e é uma das especialidades que mais tem evoluído ao longo dos anos. Ela é inclusive uma das profissões que mais recebe atualizações tecnológicas.

No Brasil

Segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Medicina em 2020, existem 15.523 oftalmologistas que atuam no País. Isso quer dizer que 3,6% dos médicos do Brasil escolhendo esta especialidade como sua área de atuação.

Apesar do grande número de médicos atuantes, 28% da população brasileira ainda não tem acesso a esse tipo de especialidade.

De acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45,6 milhões de brasileiros têm alguma deficiência visual, dos quais 6 milhões teriam deficiência visual importante. O restante é cegueiras ou deficiência reversíveis. E cerca de 60% dos casos de cegueira podem ser evitados desde que a prevenção seja feita como prática regular.

O médico oftalmologista, por cuidar da visão, tem cada vez mais o seu espaço reconhecido. Os descobrimentos tecnológicos e os procedimentos cirúrgicos são de grande importância para a população.

Parabéns a todos os oftalmologistas!